Notícias

icone logo centro castelo

Crônica de um Curso

Crônica de um Curso
Postado em: 09-03-21

Crônica de um Curso

Nos meses de março e abril de 2020, o Henrique Elfes realizou um Curso de História da Igreja. O que o grupo não esperava era a chegada da pandemia, isto é, todos ficaram em casa e o curso cujas primeiras aulas foram presenciais, começou a ser transmitido pela internet.

As primeiras transmissões saíram com certo improviso; a última aula, pelo contrário, estava quase profissional com bons equipamentos de vídeo e som, embora ainda utilizando materiais caseiros para a iluminação (era o que tínhamos na casa…)

Quando terminamos o Curso de História da Igreja em abril, pensamos: com esta estrutura de transmissão que montamos o que poderíamos oferecer para este público que permanece em casa?

Surgiu uma ideia: um curso sobre o “sentido da vida”. Esta luz veio a partir de uma conversa com um amigo que se questionava sobre o significado da pandemia e do sofrimento que passava por conta do isolamento social. Percebemos que esta questão existencial não era somente desta pessoa mas de muitas pessoas que não encontravam uma resposta adequada em seu interior. Era necessário oferecer uma resposta cristã a estas indagações.

Sabe-se que quando as pessoas estão no frenesi das atividades profissionais e dos inúmeros eventos sociais, não há tempo para pensar. Com a paralisação forçada, restava-lhes apenas a atividade de pensar.

Depois de algumas reuniões, elaboramos para os meses de maio e junho o curso Em Busca de Sentido. Elaboramos um conteúdo profundo trazendo os fundamentos equivocados em que as pessoas buscam apoiar a sua vida: ciência como solução, religião construída para amenizar a consciência, Kant e a moral do dever, Freud e desejo único de desfrutar, Sartre e a cultura da morte. As obras e o pensamento de Viktor Frankl foram a base de todo o curso.

Pensamos inicialmente este curso para os amigos, mas abrimos para o público externo. O curso mobilizou todo o Centro do Castelo: alguns estavam dedicados à tarefa de transmissão, outros na divulgação do curso  e outros na recepção das inscrições dos alunos (tudo pela internet, é claro). Depois de uma rápida e intensa divulgação, para a nossa alegria mais de 100 personas de todo o país fizeram a inscrição: Belém (PA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e de diversas cidades do Estado de São Paulo.

Para cada aula enviamos um material de bibliografia para que os alunos pudessem aprofundar e estudar após as aulas e também enviamos algumas questões de reflexão pessoal, uma espécie de exame de consciência para pensar na sua própria vida com base no que foi exposto na aula que pudessem tirar conclusões existenciais.

Durante a aula, os alunos enviavam perguntas pelo chat. Ficamos impressionado com o nível de algumas perguntas dos alunos. Ao final do curso, enviamos um questionário de avaliação da qual recebemos importantes feedbacks:

Um aluno comentou: “destaco no curso os momentos de reflexão do professor sobre pontos específicos. Extremamente profundos. Confesso que era capaz de fazer oração naquele momento.”

Outro aluno: “Gostei do respeito com relação aos pensadores (Kant, Freud, Sartre). Não os ridicularizou, por pior que fossem suas posturas diante da vida. Respeitou-os com a postura de um pesquisador.”

Este mesmo aluno completou: “O curso despertou-me para a grande dificuldade que o ser humano tem para compreender a vida. O orgulho, a autossuficiência nos instigam a prescindir de Deus. Essa tendência nos acompanham desde a origem.”

Ficamos muito satisfeitos com os resultados deste Curso que possivelmente vai ser editado e comercializado para o público que segue ainda em busca de sentido para a sua existência.

Gostaria de colaborar com o Centro Cultural do Castelo?

O Centro Castelo é uma associação de caráter beneficente, educativo, cultural, de promoção humana e assistência social, sem fins lucrativos.