Formação Espiritual

icone logo centro castelo

Formação Espiritual
no Centro Castelo

Meditação

A meditação é um tempo de oração conduzido por um sacerdote do Opus Dei.

“A meditação é uma reflexão orante, que parte sobretudo da Palavra de Deus na Bíblia. Mobiliza a inteligência, a imaginação, a emoção, o desejo, para aprofundar a nossa fé, suscitar a conversão do nosso coração e fortalecer a nossa vontade de seguir a Cristo”

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, ponto 570.

Horários
Universitários

Terças-feiras às 19h

Estudantes de ensino fundamental 2 (G2) e ensino médio (G3)

Sextas-feiras às 18h

Formação Espiritual Centro Castelo

Direção Espiritual

Faça um agendamento

A direção espiritual (ou acompanhamento espiritual) oferecida pelo Opus Dei busca expressamente a orientação da vida interior e do exercício das virtudes cristãs, para que cada um saiba realizar todos os seus afazeres com espírito cristão, como serviço a Deus e às almas.

Recolhimento Mensal

O recolhimento mensal consiste em dedicar algumas horas, um dia por mês, à oração pessoal e à reflexão sobre temas de vida cristã.

Retiros

O retiro católico é conduzido por um padre, com a tarefa de pregar a Palavra de Deus. Cada participante tem a oportunidade de se preparar para receber o Sacramento da Confissão e de assistir a Santa Missa.

É um retiro de silêncio, marcado pelo ambiente de oração e leitura espiritual. Não há conversas entre os participantes, nem atividades recreativas. Neles alternam-se pregações, intervalos de silêncio e orações como o terço.

Todos os anos, por ocasião da primeira semana do tempo da quaresma, o Papa faz durante alguns dias um retiro de silêncio, revivendo aqueles momentos em que Jesus ficou sozinho no deserto, preparando-se para sua missão: “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto” (Lc 4,1).

Papa Centro Castelo

O retiro espiritual é um afastamento temporário de suas atividades para conversar com Deus e refletir sobre sua própria vida.

Trata-se de uma prática muito tradicional na história do Cristianismo, vivamente recomendada pela Igreja Católica. É também chamado de “Exercícios Espirituais”. O objetivo dos dias de retiro é auxiliar os participantes a que façam a experiência pessoal do Amor e da Misericórdia paternal de Deus.

Geralmente, os retiros são organizados em sítios afastados das cidades, para facilitar a reflexão orante e o silêncio. A perfeição da natureza tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.

Gostaria de colaborar com o Centro Cultural do Castelo?

O Centro Castelo é uma associação de caráter beneficente, educativo, cultural, de promoção humana e assistência social, sem fins lucrativos.