Notícias

icone logo centro castelo

Curso de Cristologia com o Professor Henrique Elfes

Curso de Cristologia com o Professor Henrique Elfes
Postado em: 21-09-23

Curso de Cristologia com o Professor Henrique Elfes

O Professor Henrique Elfes vai oferecer o curso “Cristo e eu” no mês de outubro de 2023. Será o segundo curso do Professor neste ano de 2023. Segue abaixo o cartaz utilizado na divulgação e o texto elaborado pelo professor.

 

Há muitas “marcas” de Cristo à oferta no mercado global, todas customizadas ao gosto do freguês. Mas, para aqueles que não se contentam com as versões desnatadas, qual é o Cristo original, aquele que eu mesmo posso encontrar nas páginas do Evangelho, como uma pessoa real, concreta, viva?

Não conheço ninguém que não tenha ou tenha tido pelo menos algum desejo de ser melhor. Conheço centenas de pessoas que nunca conseguem sê-lo, que vão gastando a vida com eternas saudades de um poderia-ter-sido que não foi. Precisamos de um Modelo de vida, de alguém que nos ensine a viver. Que ao mesmo tempo exija de nós e nos inspire, esteja ao nosso lado incondicionalmente, mas não seja conivente esse pseudo-eu vacilante que somos hoje. Alguém que nos ajude a assumir as nossas responsabilidades. E será que esse Modelo não é precisamente aquele Cristo verdadeiro que podemos encontrar… se procurarmos?

A agenda do curso:

08.05 Aula1. Vigarista, psicopata ou… Deus?

Quem é Jesus Cristo? O Cristo revolucionário? O Jesus da história versus o Cristo da fé? Um grande homem genérico? Um profeta como Maomé, Sócrates ou Buda? O “Jesus-martelo-dos-hereges”? O Jesus vaporoso dos espíritas? O doce Jesusinho-só-amor? O que Ele afirma sobre si mesmo? Que garantia temos de que falou aquilo que é narrado nos Evangelhos? “E vós – quem dizeis que Eu sou?”

15.05 Aula 2. Deus

Como assim, um Deus único que é Pai, Filho e Espírito Santo? O Filho, Verbo e Imagem do Pai. “Pede-me, e Eu te darei as nações por herança e em tua posse até os confins da terra”. Deus e homem ao mesmo tempo??? Redemptio, Salvação, vida eterna – puros bons desejos?  “Deus se fez homem para que o homem se fizesse Deus”. Santidade e santificação.

22.05 Aula 3. Homem

O novo Adão. O novo Moisés. O novo Davi. Profeta, Sacerdote e Pastor. “Quem quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Juiz, Legislador e Rei. Um Modelo à medida do homem – mas à medida do ser humano como este deve ser. Nosso Juiz – e ao mesmo tempo nosso Amigo, nosso Irmão, nosso Mestre, nosso Médico. Os paradoxos de Cristo.

29.05 Aula 4. Cristo e nós

“Vou, mas venho a vós”. Cristo na Eucaristia. Cristo na Igreja. Cristo na nossa alma: a transformação interior do cristão. Cristo nos outros. A relação com Deus através de Cristo: vida interior. O Senhor, caminho, verdade e vida. “Ide e ensinai a todos os povos…”

Gostaria de colaborar com o Centro Cultural do Castelo?

O Centro Castelo é uma associação de caráter beneficente, educativo, cultural, de promoção humana e assistência social, sem fins lucrativos.