Notícias

icone logo centro castelo

Castelo celebra os 40 anos do Pe. Raphael

Castelo celebra os 40 anos do Pe. Raphael
Postado em: 25-11-25

Castelo celebra os 40 anos do Pe. Raphael

O Pe. Raphael completa 40 anos no dia 28 de novembro. Estamos recebendo muitas homenagens e aos poucos vamos colocando no site ou nas nossas redes sociais. Agradecemos a todos por tanto carinho e mensagens ao nosso querido e jovem sacerdote.
Segue abaixo um texto-homenagem ao Padre Raphael, que seria uma “meditação” em sua coleção do seu SoundCloud. Desejamos-lhe uma boa leitura:

A importância de formar os jovens
Na meditação de hoje, gostaria de refletir sobre como é valioso ter pessoas que dedicam a vida à formação dos jovens. São Josemaria colocou esse trabalho sob o patrocínio do Arcanjo São Rafael e o chamava de “menina dos olhos”, porque exige carinho, atenção e muita proteção. Às vezes penso que este é um dos apostolados mais desafiadores dentro do Opus Dei e que o Arcanjo realmente se desdobra para encontrar bons formadores que assumam essa missão tão decisiva.
Leonardo Polo e Carlos Llano, co-autores de um livro de Antropologia, comentam que uma sociedade é bem-sucedida quando suas crianças atravessam as turbulências da adolescência e chegam maduras à vida adulta. O papel de um centro formativo é apoiar os pais nesta tarefa educativa. Bons professores e formadores tornam-se verdadeiros arcanjos que acompanham estes jovens nesta peregrinação rumo a um porto seguro.
Quero falar de um filme que me marcou profundamente: Adorável Professor. É o meu filme favorito e influenciou a minha vida. Podem ficar tranquilos: darei alguns spoilers, mas não falarei o final. Vale a pena assistir.
Glenn Holland é um músico e compositor que aceita dar aulas numa escola apenas para conseguir pagar as contas, enquanto tenta compor sua grande sinfonia. Começa relutante, mas acaba permanecendo como professor por trinta anos. E no final percebe que sua verdadeira obra-prima não é a música que escreveu, mas as centenas de vidas que tocou, inspirou e transformou.
Identifico-me com essa história. Este ano completo 40 anos de vida e, quando fazia vestibular, jamais imaginava que Deus me pediria para ser formador de almas. Mas agora, olhando para trás, percebo com alegria que vale a pena acompanhar, com carinho e atenção, os jovens até que alcancem a plena maturidade humana e espiritual.
No filme, o professor Holland passa por uma verdadeira conversão. Havia um abismo entre seu mundo de música erudita e os gostos das novas gerações. Ele precisou reinventar-se.
Passei por algo semelhante: fiz um curso em Buenos Aires em 2023 para aprimorar minhas meditações e outro curso on-line sobre Afetividade (Universidade de Navarra). Eu achava que já sabia tudo sobre pregação e atendimentos. Esta reciclagem renovou completamente o meu trabalho. Formar também é permitir-se ser formado.
Voltando ao filme, há uma cena muito legal: uma aluna, que tocava clarinete de forma desajeitada, tenta e tenta, até que, frustrada, anuncia querer desistir. O professor insiste:
— Estamos fazendo a coisa errada. Estamos tocando apenas as notas da partitura. Música é muito mais do que isso. Música é coração, é sentimento. É fazer as pessoas acharem lindo estar vivo.
Ele tira o papel da frente dela, o que gera certa surpresa e diz:
— Vamos tocar sem partitura! A música já está na sua cabeça, nos seus dedos e coração. Confie em si mesma!
Mesmo assim, os erros continuavam. Então ele muda a abordagem e pergunta:
— Quando você se olha no espelho, do que mais gosta em você?
— Do meu cabelo. Meu pai dizia que parece o pôr do sol.
— Então vamos tocar o pôr do sol.
E assim, aos poucos, ela supera os medos e desbloqueia suas capacidades.
Formar jovens também é isso: insistir não apenas nas regras, que eles já conhecem, mas ajudá-los a descobrir a beleza que há em suas almas. A presença de Deus Misericordioso que brilha como o Sol e ilumina as suas vidas. Deus não é encontrado apenas nas regras; Ele se manifesta quando vivemos a alegria de ser Seus filhos. Deus é um excelente artista e com a sua graça vai esculpindo seu Filho em nossas almas. Basta livremente permitir.
E agora, uma palavra para quem me escuta e deseja ser um melhor educador: para formar bem, é preciso antes passar por uma conversão pessoal, deixando que essa vocação transforme primeiro a própria vida. Depois, é necessário encontrar a linguagem certa para comunicar-se com os jovens fazendo uso da música, literatura, poesia, cinema ou biografias dos santos ou das grandes personalidades. As almas jovens merecem esse nosso esforço.
Formar almas é uma paixão dominante das pessoas do Opus Dei. Para mim, conduzir os jovens para o porto seguro que é Deus é a minha comprometedora missão de vida.

(Este texto está inspirado no estilo de pregação do Pe. Raphael e faz parte da festa de seus 40 anos. Graças ao Pe. Raphael, uma editora brasileira produz uma coleção de livros espirituais focados nos jovens, com temas importantes para o seu crescimento espiritual. Além disso, os seus canais nas plataformas SoundCloud e Spotify são acompanhados por jovens de diversos cantos do Brasil que anseiam ouvir as suas pregações)

Gostaria de colaborar com o Centro Cultural do Castelo?

O Centro Castelo é uma associação de caráter beneficente, educativo, cultural, de promoção humana e assistência social, sem fins lucrativos.